segunda-feira, 11 de janeiro de 2010



[Conto]

O menino que colecionava borboletas


O menino que se chamava Teles, que tinha onze anos e que caçava borboletas estava dentro do seu quarto sobre sua cama e observava a sua coleção de borboletas coloridas em uma caixa de vidro pregada à parede. Teles sentia muito orgulho da sua coleção. Muito mais do que sentia pelas suas notas na escola, mas especialmente matemática, porque ele só sabia contar borboletas, e essa era a única coisa que a professora nunca pedia para ele contar.

Com sua rede, presente que ele mesmo lhe dera no seu oitavo aniversário, Teles saia todas as tardes para a orla do bosque de onde vinha as mais belas borboletas sobrevoar o seu quintal. Teles guardava suas borboletas dentro de uma caixinha com furinhos para que elas não morressem logo. Depois sentava-se em uma pedra e contava quantas borboletas havia capturado até o aquele momento. Ele contava uma, duas, três amarelas; quatro, cinco, seis violetas; sete, oito, nove azuis. Foi quando ele avistou, pousada sobre um galho de uma árvore ali bem próximo, a borboleta mais vermelha que ele já vira, e que jamais possuíra.

Teles percebeu que não tinha uma borboleta vermelha em sua coleção. Instantaneamente, sentiu a necessidade de ter uma borboleta daquela cor junto às outras. Na verdade, era o que ele mais desejava do fundo do coração, pensou ele. Fechou sua caixinha cuidadosamente. Agarrou sua rede com firmeza e foi se aproximando do galho onde se encontrava a borboleta vermelha, furtivamente para que ela não o visse, ou ouvisse, ou sentisse, seja lá quais forem os sentidos que têm as borboletas. Quando estava bem próximo, Teles esperou um segundo para se preparar e atacou. Infelizmente para ele, e felizmente para a pobre borboleta a primeira tentativa falhou. A sortuda borboleta abriu suas asas enormes no momento certo e conseguiu escapar antes de se ver presa na rede do menino. O resultado disso não passou de um galho quebrado, espalhando folhas para todo lado.

A borboleta vermelha fugiu para dentro do bosque. E Teles foi atrás dela. A borboleta vermelha tentou se esconder atrás de uma árvore. E Teles pregou um baita susto nela. A borboleta vermelha ficou cansada. E Teles quase a alcançou. Mas então a borboleta vermelha voou para dentro de um grande carvalho no centro de uma grande clareira no meio daquele grande bosque. Aquele era o maior carvalho que Teles já tinha visto. O menino não pode deixar de ficar desconfiado, em dúvida se deveria se aproximar mais ou se desistia de ter a borboleta em sua coleção. Por fim, tomou coragem e foi direto para a enorme árvore.

Quando Teles estava perto o suficiente do carvalho, alguma coisa gigantesca saiu lá de dentro e saltou sobre ele. Teles tentou fugir, mas viu-se preso por oito pernas grudentas. Tentou se mexer, mas seu corpo estava sendo pressionado contra um monte de pêlos ásperos e negros. O menino não conseguia ver para onde estava sendo levado, mas sabia que estava sendo erguido do chão e que em seguida fora colocado em algum lugar indecifrável, onde seus pés não tocavam o chão e seus braços e pernas ficavam presos à parede.

O menino olhou em volta e presumiu que estivesse dentro do grande carvalho. Era como a sala de estar da sua casa, só que ao invés de tijolos e cimento o piso e as paredes eram feitos com os próprios galhos e folhas da árvore. A sua frente estava uma centena de borboletinhas que rodopiavam alegremente em volta da Borboleta Mãe, com mais de dois metros de comprimento só de asas, e uma cara negra asquerosa.

Teles tomou um grande susto quando a voz de um menino roliço lhe disse “Oi!” e depois dele uma voz mais próxima ao seu ouvido de uma menina cheia de sardas perguntou seu nome. Só então Teles percebeu o que havia lhe acontecido e começou a chorar. Porque sobre ele, ao seu lado e mais para lá, uma coleção de meninos e meninas pendurados com suas redes de caçar borboletas pelos braços e pernas nos galhos do interior do grande carvalho se inclinava para vê-lo.

2 comentários:

  1. Isso é uma "lenda" criada por você? Leia meu conto "VIVA PARA SEMPRE".

    ResponderExcluir
  2. Oi EXtranjero Potter, Não se trata de uma lenda. Esse texto foi criado inicialmente para ser uma história em quadrinhos que não cheguei a terminar, mas pra não perder o trabalho resolvi desenvolve-lo como aqui está publicado. Obrigado por ler.

    ResponderExcluir